24.90€ 22.41 
Titulo Do Outro Lado Das Coisas - (In)Confidências Diplomáticas
Autores João Rosa Lã, Adriano Moreira (Prefácio)
Colecção
Não-ficção
Género
Memórias
Proposto por
Pedro Bernardo
Editor
Pedro Bernardo
Formato
15,5x23 cm
N.º Páginas
616
Data
Novembro de 2015
ISBN
978-989-99454-1-8
Notas
«É muito interessante, inteligente e bem escrito. É exemplarmente despretensioso. Muitos parabéns.» Marcelo Rebelo de Sousa
Livro de memórias de um dos mais importantes vultos da diplomacia portuguesa. Uma obra que acompanha várias das páginas mais importantes da história moderna do país, das suas relações internacionais e traça um retrato por muitos desconhecido dos meandros da política externa nacional. Dossiers como a descolonização ou a integração na União Europeia trazem algumas revelações de extrema importância.

«Agradeço ao Embaixador Rosa Lã o prazer da leitura que me proporcionou ao publicar Do Outro Lado das Coisas, que se inscreve na melhor tradição das Memórias Diplomáticas. Traz-nos o autor alguns importantes factos da História de Portugal, contados na primeira pessoa. Vemos correr o devir colectivo do Portugal contemporâneo através dos seus olhos de diplomata, desde os tempos de Marcelo Caetano e da transição para a democracia.» Nuno Severiano Teixeira
 
«É notável e de sublinhar que Rosa Lã mantenha a fidelidade aos valores nos relatos dos factos em que participou ou que privilegiadamente testemunhou…» Adriano Moreira (do Prefácio)
 
«[…] Rosa Lã […] fornece um panorama da posição de Portugal no quadro internacional, através dos postos em que serviu, anotando também diversos episódios curiosos ocorridos no desempenho das suas funções, normalmente ignorados do grande público e que, por isso, constituem sempre motivo de interesse. [… O] livro do embaixador Rosa Lã é um valioso contributo para a história da diplomacia portuguesa. Pena é que esteja praticamente esgotado.»  Júlio de Magalhães (blogue «Do Médio-Oriente e afins»)
João Rosa Lã (n. 1946), diplomata de carreira, serviu em Genebra, Caracas, Bruxelas e Washington, tendo sido posteriormente nomeado Embaixador na Guiné-Bissau, em Haia, Viena, Madrid, Paris e Rabat.

Em Lisboa, desempenhou funções de Conselheiro Diplomático do Primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva. Foi Director Geral dos Assuntos Multilaterais e Defesa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, responsável da presidência Portuguesa da OSCE.

Exerceu funções docentes na Universidade Nova.

É presentemente Presidente da Comissão dos Assuntos Europeus da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro da Academia de Marinha.
 
Publicou em 2014 o livro de memórias Do Outro Lado das Coisas - (In)Confidências Diplomáticas; O Passarinho Frito e Outras Histórias, de 2015, marca a sua estreia na ficção.
Sem informação.
Sem informação.
Inclui um extratexto com fotografias a cores.
Venha construir esta editora connosco