12.90€ 11.00 
Titulo A Imagem no Enquadramento do Desejo - Transitividade em Pintura, Fotografia e Cinema
Autor Isabel Nogueira
Colecção
Imagética
Género
Ensaio
Proposto por
Isabel Nogueira
Editor
Pedro Bernardo
Formato
13x20cm
N.º Páginas
96
Data
Outubro de 2016
ISBN
978-989-99454-7-0
Notas
«A visão seria um meio de sair do eu.» Maurice Merleau-Ponty
Este ensaio debruça-se sobre a imagem artística, concretamente, sobre a imagem em pintura, fotografia e cinema. Por um lado, a imagem é pensada tanto na sua componente plástica e visual como na sua vertente comunicativa, eventualmente emotiva; por outro, a imagem é também contextualizada e analisada do ponto de vista dos domínios da estética e da história da arte, reportando-se ao contexto mais amplo da cultura visual. Pesamos sobretudo as relações entre os pressupostos estéticos e operantes dos suportes e linguagens em causa, mas sempre na problemática do desejo, do fascínio, da inquietação e, sobretudo, da transitividade. Trata-se de compreender a imagem na sua possibilidade de se expandir face à confinação formal do suporte a que pertence, evocando outros, apelando, ao mesmo tempo, ao entrosamento dos olhares de quem a produz e de quem a vê.

Esta obra contém diversas ilustrações a cores e a preto e branco.
Isabel Nogueira (n. 1974) é doutorada em Belas-Artes, área de especialização em Ciências e Teorias da Arte (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)
e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Universidade de Coimbra e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). É historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte. É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX/Universidade de Coimbra, colaboradora do CIEBA/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Institut Æsthetica: Art et Philosophie/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Portugal).
É autora correspondente da revista Recherches en Esthétique. No domínio do ensaio, publicou as seguintes monografias: Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero (Nova Vega, 2007); Alternativa Zero (1977): o reafirmar da possibilidade de criação (CEIS20/Universidade de Coimbra, 2008); A crítica nas artes: fundamentos, conceitos e funções (CEIS20/Universidade de Coimbra, 2011); Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012; 2.ª ed. 2014); Théorie de l’art au XXe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant--garde, postmodernisme (Éditions L’Harmattan, 2013); Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013; 2.ª ed. 2015), Modernidade avulso: escritos sobre arte (Edições A Ronda da Noite, 2014).
Sem informação.
Obra enriquecida com várias imagens a preto e branco e a cores
Venha construir esta editora connosco