17.90€ 16.11 
Titulo Terrorismo e Comunismo - Resposta a Karl Kautsky
Autores Leon Trotsky, Slavoj Žižek (Introdução), Artur Morão (Tradução)
Colecção
Clássicos do Pensamento Político
Género
Ensaio
Proposto por
Pedro Bernardo
Editor
Pedro Bernardo
Formato
13x20cm
N.º Páginas
316
Data
Fevereiro de 2018
ISBN
978-989-99720-7-0
Notas
Um texto fundamental sobre as relações tensas entre a doutrina política e a violência.
Escrito em 1920, no auge da guerra civil russa que surgiu após a Revolução de 1917, Terrorismo e Comunismo é ainda hoje uma das defesas mais poderosas e vibrantes do uso da força contra quem se opõe a uma ditadura revolucionária, a do proletariado.
A obra surgiu como réplica a um texto de Karl Kautsky (um dos marxistas mais célebres da altura), A Ditadura do Proletariado, no qual o autor acusava os revolucionários russos de fomentarem a guerra civil e de se terem afastado da democracia parlamentar, preferindo, ao invés, recorrer à força e a métodos extra-parlamentares para imporem a sua ditadura do proletariado.
 Na sua introdução a esta edição, Slavoj Zizek, não se esquivando à polémica, afirma que o ataque que Trotsky desfere às ilusões da democracia liberal, na sua réplica a Karl Kautsky, ainda hoje tem relevância.
Leon Trotsky (Lev Davidovich Bronstein, 1879-1940) foi uma das principais figuras dos bolcheviques que conquistaram o poder pela força, na Revolução Russa de Outubro de 1917.
Leon Trotsky (Lev Davidovich Bronstein, 1879-1940) foi uma das principais figuras dos bolcheviques que conquistaram o poder pela força, na Revolução Russa de Outubro de 1917. Tido como um dos principais ideólogos do partido, desempenhou cargos de muitíssima importância, destacando-se o de Comissário para as relações Externas e o de chefe do Exército Vermelho, que criou. Com o tempo, foi divergindo das políticas e práticas de Estaline, acabando por ser afastado do poder e obrigado a exilar-se. Foi morto no México, a mando de Estaline.
 
Slavoj Žižek (1949) é um filósofo esloveno, professor nas mais reputadas universidades do mundo e autor de vasta obra no campo da filosofia, da teoria política, estudos culturais, entre outros.
Sem informação.
Miolo impresso em papel Snowbright com certificado ambiental
Venha construir esta editora connosco