24.90€ 22.41 
Titulo Vultos & Perfis
Autor Gonçalo Sampaio e Mello
Colecção
Documentos
Género
Ensaio
Proposto por
Gonçalo Sampaio e Mello
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5x23,5
N.º Páginas
708
Data
Fevereiro de 2019
ISBN
978-989-8973-00-9
Notas
Vultos & Perfis retrata aspectos da vida e da obra de cinco figuras de referência da cultura portuguesa do século xx, a saber, Luís de Almeida Braga, Alexandre de Albuquerque, João Ameal, Afonso Botelho e Guilherme Braga da Cruz.
Homem de pensamento e de acção, Luís de Almeida Braga esteve na Galiza com Paiva Couceiro, foi fundador do «Integralismo Lusitano», exilou-se por ocasião da Monarquia do Norte, foi escritor, advogado e doutrinador político.

Alexandre de Albuquerque, também soldado de Couceiro, bateu-se em duelo com Afonso Costa, exiliou-se no Brasil, foi Deputado e homem de Letras – prosador, poeta e dramaturgo.

João Ameal, filósofo de raiz tomista, afirmou-se como um dos mais brilhantes escritores do seu tempo, tendo sido galardoado com o “Prémio Ramalho Ortigão” e com o “Prémio Alexandre
Herculano”.

Afonso Botelho distinguiu-se como pensador político legitimista, herdeiro do «Integralismo Lusitano» e da «Renascença Portuguesa», cujo ideário filosófico procurou substancialmente relacionar.

Guilherme Braga da Cruz foi jurisconsulto, historiador do Direito, pedagogo e Reitor da Universidade de Coimbra, sendo propósito da Igreja Católica proceder à sua beatificação.

Cinco vultos portugueses do século xx, cinco homens cultos, cinco patriotas, cinco aristocratas, justificam o primeiro capítulo do presente volume, subordinado ao tema “Introdução à teoria da
Nobreza”.
Gonçalo de Sampaio e Mello é Professor de História do Direito e tem obra diversa publicada no âmbito da biografia histórica, literária e jurídica.
Gonçalo Teotónio Pereira de Sampaio e Mello é Professor da Faculdade de Direito de Lisboa, onde se doutorou com a classificação de 18 valores e já leccionou as disciplinas de Direio Romano, História do Direito Português, História do Pensamento Jurídico, Teoria e História do Direito, Ciência Política e Direito Constitucional. Entre 1999 e 2004 foi Professor Convidado da Academia Militar, sendo-o actualmente da Faculdade de Letras de Lisboa no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação. É autor de biografia de índole história, literária e jurídica.
Sem informação.
Edição Cartonada (capa dura) com fitilho.
Venha construir esta editora connosco