22.00€ 17.60 
Titulo O Grande Livro do Xadrez - Um Manual e Uma História (Pré-venda)
Autor Álvaro Pereira
Colecção
Fora de Série
Género
Não-ficção
Proposto por
R.A.
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5x23,5cm
N.º Páginas
396
Data
Outubro de 2019
Notas
O mais completo manual e história do "jogo dos reis" em língua portuguesa.
Uma abordagem inédita ao mundo do xadrez, alternando capítulos de natureza técnica, que compõem um manual completo do jogo, com outros, que compilam a história, as lendas e episódios curiosos que ajudaram a criar a sua mística.

- Um manual que evolui em complexidade
- Ideal para o jogador principiante
- Ideal para o jogador experiente que quer ampliar conhecimentos
- 222 exercícios para o leitor ir testando a sua aprendizagem e evolução
- Soluções e explicações dos exercícios
- Uma abordagem completa da estratégia, táctica e técnica, permitindo uma visão global do jogo
- Edição ilustrada com mais de 300 diagramas e fotografias

As origens do jogo do xadrez perdem-se nas brumas do tempo. O jogo dos reis é reconhecido como o jogo de estratégia por excelência, desenvolvendo nos seus praticantes o raciocínio estratégico, a disciplina e a concentração. Nos nossos dias, além do jogo propriamente dito, do desporto intelectual, é utilizado e recomendado pelos gurus da gestão estratégica como instrumento fundamental para desenvolvimento de capacidades de liderança estratégica; por especialistas em didática e educação como desafio intelectual para os mais jovens desenvolverem a concentração e a literacia estratégica.

O presente livro é a mais completa e abrangente abordagem ao jogo nos seus fundamentos práticos, teóricos, estratégicos e nas suas mais variadas manifestações culturais.
Grande-mestre de xadrez por correspondência, Álvaro Pereira foi o autor da mais importante introdução ao xadrez em língua portuguesa e agora regressa com o primeiro manual completo do jogo.
Álvaro Pereira possui o título de grande-mestre internacional de xadrez por correspondência, especialidade em que foi 5.º no XIII Campeonato do Mundo e primeiro tabuleiro e capitão da selecção nacional que alcançou o 5.º posto na IX Olimpíada. Sobre o tabuleiro, foi vice-campeão do Portugal Open, vice-campeão de Lisboa e várias vezes finalista do Campeonato Nacional, detendo o recorde ibérico de simultâneas às cegas (26 tabuleiros).

Publicou outros dois livros sobre a modalidade: Karpov-Korchnoi: 32 Lições de Xadrez (com Fernando Silva e Luís Santos) e Introdução ao Xadrez, ambos esgotados.

Dirigiu os Planos de Desenvolvimento do Xadrez das Câmaras Municipais de Lisboa e Seixal e colaborou em vários jornais e revistas, em Portugal e no estrangeiro, tendo sido chefe de redacção de Peão Distante, à época a única revista impressa de xadrez em Portugal.

Usando o nome de Álvaro Faria, é actor, encenador e autor. Em 2018, a BookBuilders editou o seu romance O Sobrevivente.
Sem informação.
Edição ilustrada.
Impresso em papel Snowbright com certificado ambiental.
Venha construir esta editora connosco