17.90€ 14.32 
Titulo Uma História da ETA - Nação e Violência: a ETA em Espanha e Portugal [Pré-Venda -20%]
Autor Diogo Noivo
Editor
Pedro Bernardo
Formato
15,5x23,5cm
N.º Páginas
364
Data
Setembro de 2020
Notas
Um estudo rigoroso da história da organização basca nas suas facções política e operacional.
«Como e porque razões nasce uma organização terrorista? Quais os factores que contribuem para a sua maior ou menor longevidade? É a violência terrorista um instrumento eficaz para a obtenção de ganhos políticos? Quais são as vias possíveis para pôr fim a campanhas de terrorismo e provocar o colapso do grupo que o pratica? Estas perguntas norteiam a análise à ETA feita neste livro. Por último, e apesar da ETA ter circunscrito os seus objectivos a uma região, dada a proximidade histórica e geográfica de Portugal e Espanha importa perceber se, como e quando o fenómeno etarra se repercutiu deste lado da fronteira.
Nas páginas que se seguem, a História constitui o estribo da análise às relações de poder internas à organização, entre a organização e o Estado, e entre a organização e a sociedade. No tempo que medeia a fundação da ETA e a sua extinção, Espanha – tal como boa parte da Europa Ocidental – percorreu o caminho entre o autoritarismo estatal e a plena vigência de um Estado de Direito democrático de corte liberal, passando por um período de transição e consolidação democráticas. Em conjunto, o tempo e a diversidade político-institucional que ele encerra oferecem uma oportunidade para testar as teorias que versam sobre as causas e os factores permissivos da violência terrorista, bem como para submeter a exame as estratégias e as medidas desenhadas para a combater. Em suma, uma oportunidade para descortinar as abordagens eficazes para debelar uma forma de violência que não só põe em causa a segurança de pessoas e bens, mas que atenta contra a vitalidade institucional do Estado e a liberdade da sociedade.» (da Introdução do Autor)
Diogo Noivo é, actualmente, um dos maiores peritos portugueses em questões de segurança e terrorismo.

DIOGO NOIVO é Mestre em Segurança e Defesa pela Universidade Complutense de Madrid e pelo Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (CESEDEN) e licenciado em Ciência Política – ramo de Política Comparada – pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Autor de artigos e estudos sobre violência política e terrorismo e co-coordenador do livro Segurança Contemporânea (2016). Palestrante em conferências como o V Congresso de Investigação Criminal da ASFIC-Polícia Judiciária sobre terrorismo, a Conferência Terrorismo Contemporâneo do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-Universidade de Lisboa) e o Seminário Terrorismo e Contraterrorismo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Analista de risco político, foi técnico-especialista no Ministério da Administração Interna e investigador em centros de estudos na área da Ciência Política.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

A obra inclui um extratexto com fotografias.
Venha construir esta editora connosco