22.00€ 15.53 
Valor mínimo para apoiar este livro
3
Apoiantes
124
Apoiantes Necessários
Titulo Economia e Sociedade - Textos Escolhidos
Autores Karl Polanyi, Claus Thomasberger (org.), Michele Cangiani (org.)
Colecção
Ensaio
Género
Ensaio
Proposto por
Pedro Bernardo
Editor
Pedro Bernardo
Formato
14x21cm
N.º Páginas Estimado
400
Data Estimada
Prazo suspenso. A Comunicar após normalização COVID-19
Notas
Compilação de alguns dos ensaios mais importantes de um dos maiores pensadores do século XX.
«Karl Polanyi é considerado um dos cientistas sociais mais influentes dos nossos tempos. O seu livro seminal, A Grande Transformação, integra o rol dos clássicos do século xx. Polanyi foi inicialmente reconhecido como antropólogo económico e historiador. Mais tarde, a sua obra passou a integrar o discurso de disciplinas como a sociologia, o direito e a ciência política. Por fim, e em especial desde o começo da crise económica e financeira em 2007-2008, tornou-se um ponto de referência indispensável de uma discussão pública mais ampla. Em todo o mundo, intelectuais proeminentes referem-no como fonte de inspiração. Com base nos seus textos, economistas, cientistas sociais e activistas passaram a contestar as tendências actuais da globalização, privatização e desregulação de cariz neoliberal. O relatório Trade and Development Report de 2016, da Conferência das Nações Unidas com o mesmo nome, descreve a situação actual como um “período Polanyi”, em que o quadro regulatório e normativo de que dependem os mercados saudáveis, já de si distorcido, está a começar a ceder (…) A confiança na liderança política está em mínimos históricos, precisamente quando nunca foi tão necessária uma acção política decisiva» (p. ii).»

Esta compilação reúne alguns dos ensaios e dos artigos mais importantes que o Autor escreveu e que ainda não haviam sido coligidos em livro, tendo alguns deles sido publicados em revistas de língua alemã. Abordam temas tão diversos como a ascensão e a difusão do fascismo (bem como o estudo e análise das suas raízes histórico-filosóficas), o ambiente político em transformação na Áustria, o aprofundamento das razões do colapso económico, o conflito entre a sociedade e o sistema de mercado ou a questão da liberdade. No fundo, reflectem um espírito ecléctico, com interesses variados e um olhar crítico ímpar.
Karl Polanyi (1886-1964) foi um dos pensadores do séc. XX mais importantes, cruzando pensamento económico, filosofia, sociologia e história.
Nascido em 1886 em Viena, Polanyi passou a sua juventude na Hungria. Embora estivesse a estudar Direito e Filosofia, começou por participar activamente em debates políticos. Em 1907, os seus primeiros artigos foram publicados no jornal Século XX (Huszadik Század). Um ano depois, foi um dos iniciadores e presidente fundador do movimento estudantil conhecido como «Círculo de Galileu» e continuou como editor do periódico Pensamento Livre (Szabádgondolat) (1913-1919).

O período inicial da sua vida terminou depois do fim da Primeira Guerra Mundial, quando motivos políticos o levaram a procurar asilo em Viena, depois da tomada do poder pelo governo reaccionário de Miklós Horthy, em 1919. Fora esse o destino de muitos húngaros que haviam procurado refúgio, entre eles Ilona Duczynska, com quem se casou em 1922.

A progressiva ascensão do nazismo levou-o novamente a exilar-se em 1933, desta vez em Londres. Após um período, partiu novamente, agora para os Estados Unidos, depois para Inglaterra, regressando aos Estados Unidos e finalmente ao Canadá. Durante grande parte da sua vida, viveu do jornalismo e do ensino para adultos. Teve de esperar até 1947 para ser nomeado para um cargo académico, na Universidade de Colúmbia: em Inglaterra, apesar das suas referências impecáveis, não o consideravam qualificado. A riqueza das intuições na sua obra reflecte o seu caminho de vida. No entanto, as raízes do seu pensamento estavam na Europa Central, em especial na Hungria e na Áustria, onde viveu e trabalhou a maior parte da sua vida.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental
Venha construir esta editora connosco